- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
No artigo de hoje, a ideia será a de apresentar um importante exercício, a abdução de quadril, para fortalecer um músculo bastante esquecido: o glúteo médio (e o mínimo também).
A anatomia dos Glúteos
Apenas para deixar claro, o foco do nosso artigo de hoje não é o músculo glúteo máximo, popularmente chamado apenas de “glúteo” e que as pessoas acreditam ser o único que existe, já que é grandão (especialmente em algumas mulheres) e o mais “externo” de todos.
Falaremos, na verdade, sobre um músculo pequeno, que fica abaixo do glúteo máximo, chamado de glúteo médio, cuja função é a de realizar abdução do quadril, ou seja, “abrir suas pernas para o lado”.
Há, ainda, um músculo chamado glúteo mínimo, sendo o menorzinho dos três, o mais profundo de todos e também responsável pela abdução do quadril, porém, em menor proporção, pois sua capacidade de participação é mais modesta. Observe a imagem abaixo:
(A) glúteo máximo, (B) glúteo médio, (C) glúteo mínimo
A execução do exercício de Abdução de Quadril
Para quem ainda não sabe do que estamos falando, o exercício abdução de quadril é normalmente realizado com caneleiras, deitando-se de lado e levantando uma das pernas, ou seja, realizando o que tecnicamente chamamos de abdução de quadril, fato que dá nome ao exercício.
Ele também pode ser realizado de outras maneiras, sendo a variação mais comum aquela em aparelho próprio, batizada de cadeira abdutora.
(A) posição inicial, (B) posição final
A biomecânica do exercício de Abdução de Quadril
Em primeiro lugar, a abdução do quadril é classificada na biomecânica como um exercício de “cadeia cinética aberta”, pois é realizada com os pés livres, não apoiadas em nenhuma superfície. Uma forma muitíssimo menos usual na literatura, porém não incorreta, seria a de chamá-la de exercício monoarticular, pois envolver apenas uma articulação durante este movimento.
Conforme mencionado anteriormente, o músculo alvo da abdução de quadril é o glúteo médio, que apesar de desconhecido, é bastante importante, sobretudo para a saúde do seu joelho. Explico melhor: é muito comum em esportes e atividades que envolvam saltos e corridas realizarmos um movimento chamado de valgo dinâmico, como mostrado na imagem abaixo, que seria uma espécie de “entrada para o lado” que o joelho dá.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário