Gordinhas Top Pular para o conteúdo principal

“PLUS SIZE” COM ESTILO E SEM MEDO DE SER FELIZ

Quais os melhores suplementos para quem pratica esporte?





A atividade física exige muito do atleta. A intensidade, duração e frequência do esporte acaba produzindo muitos radicais livres (substâncias nocivas à saúde produzidas durante a prática de exercício) e desgastando as reservas de glicogénio.

E isso não acontece só a atletas federados não. Qualquer pessoa que se envolva a sério na prática esportiva acaba passando por esses processos naturais. Daí a importância não só de uma boa alimentação como também de uma suplementação adequada. Tomar ou não tomar suplementos esportivos pode ser a diferença entre terminar uma prova em 1º ou em 2º.

Em seguida, enumeraremos alguns suplementos que serão úteis na sua vida esportiva.

Essenciais

Proteínas/aminoácidos – a proteína fornece ao corpo os aminoácidos que ele necessita para a reparação e crescimento musculares. Os aminoácidos estão para o músculo da mesma forma que os tijolos estão para a casa. Sem esses nutrientes, seus músculos não se desenvolverão de maneira eficaz e saudável.
A suplementação com proteína e/ou aminoácidos estimulam o crescimento muscular. Em particular os BCAAs, os principais aminoácidos no músculo, assumem especial importância para a construção muscular.

Minerais – os minerais estão envolvidos em diversos processos bioquímicos, assumindo maior importância para quem pratica esporte. Eletrólitos como o sódio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio têm importantes funções a nível da condução dos impulsos nervosos, da contração muscular, do relaxamento dos músculos e da regulação do ritmo cardíaco.


Vitaminas – tal como os minerais, as vitaminas são essenciais para a prática saudável de esporte. Não sendo nutrientes energéticos, pois não contêm calorias, elas participam dos processos de produção de energia em nosso corpo.
As vitaminas do complexo B poderão aumentar a metabolização dos glícido. Por sua vez, as vitaminas C e E melhoram a utilização do oxigénio ao nível muscular.


Ómega-3 — Os ácidos graxos ómega-3 são gorduras essenciais. Precisamos deles para o nosso corpo funcionar corretamente. A gordura é essencial para a manutenção de várias funções corporais.

Ela ajuda as vitaminas a desempenharem a sua função, ajuda a regular o açúcar no sangue e intervém na reparação celular das articulações, dos órgãos, da pele e do cabelo. Além disso, possuem uma açãoanti-inflamatória, servem como fonte de energia e facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.

 

Opcionais

Existem outros suplementos que também poderão ajudar os atletas a maximizarem seu desempenho. Vamos referir alguns deles:

Coenzima Q10 – presente na mitocôndria, onde a energia é produzida nas células, a coenzima Q10 intervém na síntese de ATP, uma molécula que armazena energia que posteriormente será utilizada para suprir a demanda do corpo por energia. Esse composto lhe ajudará a melhor o rendimento esportivo e reduzir a fadiga muscular.

L-carnitina – aminoácido responsável por transportar os ácidos gordos para a mitocôndria, favorecendo dessa forma a combustão da gordura como fonte de energia para o exercício físico.

Creatina – aminoácido utilizado na síntese de ATP e cientificamente testado no aumento da massa muscular e da capacidade anaeróbica. A suplementação com creatina permite reduzir o tempo de recuperação entre os treinos.

Ginseng – é um energético natural bastante popular. Tem a capacidade de melhorar a resistência física durante a prática esportiva. Possui também uma grande capacidade de estimular o cérebro, potenciando capacidades mentais como a concentração, foco e tempo de reação.

Glutamina – aminoácido abundante no tecido muscular. Participa em vários processos metabólicos e é muito importante na manutenção do sistema imunológico. A abundância deste aminoácido no organismo aumenta a síntese de proteína e aumenta a recuperação muscular.

Lembre-sedequeossuplementosnão substituem os alimentos. Eles são, como o nome indica, apenas um completo a um bom regime alimentar. Quando aliados a um bom plano alimentar, os suplementos podem beneficiar bastante um atleta.


Comentários