- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A cafeína é uma substância química estimulante do sistema nervoso central, encontrada nas sementes, frutos ou folhas de muitas plantas, e em alguns alimentos e bebidas, como o tão conhecido café, o chá verde ou preto, guaraná, chocolate, mate e algumas bebidas energéticas, por exemplo.
É uma substância que tem vindo a ser bem estudada ao longo dos tempos, pois dadas as suas características e efeitos, foi gradualmente conquistando o mercado da indústria alimentar, tendo sido adicionada a suplementos alimentares, bebidas alcoólicas, entre outros alimentos, despertando a atenção das autoridades para possíveis interações que pudessem existir, ou o risco de sobredosagem.
Após alguns estudos, chegou-se à conclusão de que, para adultos saudáveis, doses únicas de até 200mg não levam a efeitos negativos clinicamente relevantes na pressão arterial, no estado de hidratação, na temperatura corporal, na redução da percepção de um grande esforço físico ou na noção subjetiva de uma intoxicação alcoólica.
Sendo assim, uma quantidade máxima de 400mg por dia de cafeína, proveniente de todas as fontes, não constitui uma preocupação para as autoridades competentes, salvo o caso de mulheres grávidas, hipertensos, pessoas com problemas de ansiedade, glaucoma, ou problemas cardíacos (FDA, EFSA).
A sensibilidade à cafeína é variável de pessoa para pessoa. Para alguns, um simples café pode levar a excitabilidade e nervosismo, enquanto outros revelam que consumir um café antes de dormir não lhes interfere com a qualidade do sono. Descobriu-se que fatores genéticos estão envolvidos nessas diferenças, por isso, tem que ser você a descobrir qual o nível de tolerância.
A cafeína leva à perda de peso?
A cafeína é um ingrediente existente em bebidas energéticas, sendo também frequentemente adicionada a suplementos alimentares, promovendo a perda de peso (termogênicos), e o aumento da performance esportiva (pré-treinos), entre outros efeitos.
Essa conhecida substância contribui para a perda de peso, pois é um estimulante físico e mental que:
- Tem um efeito termogênico, o que significa que o seu metabolismo irá aumentar e você irá queimar mais calorias;
- Promove a lipólise, levando o seu corpo a utilizar a gordura como fonte de energia;
- Permite que você tenha mais energia, realizando atividades físicas como corrida ou musculação de forma mais intensa e duradoura, favorecendo a obtenção de resultados mais rapidamente;
- É também um diurético, o que quer dizer que promove a perda de fluídos do seu corpo, bastante útil para quem sofre de retenção de líquidos;
- Tem também efeito supressor de apetite, o que pode ajudar a evitar o consumo de calorias extra.
Café e dieta low carb
É errado pensar que o café é livre de carboidratos. Muitas vezes, os fabricantes de café estão autorizados a arredondar o valor de carboidratos para 0 gramas, pois o valor encontrado no café é inferior a 0,9 gramas. Sendo assim, existe a opção da cafeína em cápsulas, comprimidos, ou doses únicas (shot), o que permite que você tenha os mesmos efeitos sem ter de beber café ou outras bebidas que possam conter açúcares na sua composição (bebidas energéticas, cappuccinos, etc).
Efeitos secundários
Os efeitos secundários de doses excessivas de cafeína incluem insônias, palpitações cardíacas e ansiedade, entre outros. Se você sofre de algum desses problemas, deve evitar ao máximo o seu consumo excessivo, principalmente antes da hora de dormir (uma xícara de café pode levar a efeitos no espaço de 5 horas após o consumo). Saiba que também existem queimadores de gordura sem estimulantes à venda no mercado, não contendo cafeína na sua composição. Se você descobrir que é intolerante, ou que não se dá bem com os efeitos secundários provocados pela cafeína, pode optar por esses produtos se quiser um bom auxílio para emagrecer.
Conclusão
A cafeína promove uma melhor performance esportiva, tornando mais fácil para você malhar por mais tempo e com mais intensidade, queimando mais calorias. O seu maior efeito é a capacidade de fazer com que o seu corpo utilize as reservas de gordura como fonte de energia mais eficientemente, principalmente quando tomada cerca de 30 minutos antes do exercício. Tenham em atenção o limite recomendado de 400mg por dia, tendo em conta as várias fontes de cafeína, podendo assim aproveitar todas as vantagens dessa incrível substância sem correr riscos de saúde desnecessários!
Comentários
Postar um comentário